"Enjaponêsando" - Skip Beat!

E aí galera? Sou nova aqui no blog e vim literalmente para "enjaponêsar" a parada. Não sei tanto sobre doramas e blá blá blá, sou mais adepta ao Japão, então vou falar de coisas japonesas, os incomodados que se retirem! ( mentira, fiquem aí e me aguentem, precisamos de você para manter o blog)
Enfim, decidi que minha primeira postagem seria sobre meu mangá favorito: Skip Beat, é simplesmente um dos melhores mangás shoujo que existe.


Skip Beat!

Skip Beat é um mangá que está se tornando cada vez mais popular no japão. É da autoria de Yoshiki Nakamura, foi publicado pela primeira vez na revista Hana to Yume, no dia 15 de fevereiro de 2002 e ainda não foi encerrado.

A história gira em torno de Kyoko Mogami, de 16 anos. Ela é apaixonada por seu amigo de infância, Shotarou Fuwa, com quem fugiu para Tóquio para ajudá-lo na sua carreira musical. Kyoko é uma menina amável e dedicada que faz tudo pelo seu amado, ela até mesmo desiste da escola para poder trabalhar e sustentar Shotarou. Mas isso tudo muda drasticamente no dia em que Kyoko ouve a conversa entre Fuwa e sua empresária, em que seu amigo de infância revela que o único motivo para tê-la trazido a Tóquio era para fazer da garota sua empregada, seu capacho.
Qual a reação de Kyoko ao ouvir isso? Chorar e entrar em depressão? Por incrível que pareça, Kyoko quase dá uma voadora no cantor, e jura se vingar de Sho. Mas o único meio de se vingar do seu ex-amigo de infância era entrar para o show business e humilha-lo da mesma maneira que ele fez com ela. Nossa heroína muda sua aparência e se torna mais forte para iniciar sua aventura pelo mundo da mídia e derrotar Sho Fuwa.

A trama parece bem simples, quase tanto que poderia ser chamado de clichê. Mas por que vale tão a pena dar uma olhada nessa história? Pelos personagens, é claro. Cada personagem tem algo de especial, tem seus medos e seu passado, são envolventes e é quase impossível não gostar deles. E os traços delicados da autora são cheios de sentimento, apesar de no geral Skip Beat ser comédia. 


Personagens


Kyoko Mogami

Antes era meiga e dedicada, sempre colocando os outros em primeiro lugar. Mas isso muda após a traição do seu amigo de infância e paixão secreta. Ela se torna alguém fria e deixa de acreditar no amor, e para se vingar do seu ex-amigo decide entrar para o show business. Kyoko decide entrar para agência de talentos L.M.E, agência rival a de Fuwa Sho. Ela consegue ingressar na nova sessão da empresa, a "Love me", destinada a artistas que perderam sua capacidade de amar e fazer os outros lhe amarem, onde tem que usar um uniforme (nada) chamativo.
Na industria do entretenimento, Kyoko, conhece alguém que pode significar muito para ela no futuro, esse é Ren Tsuruga, ninguém menos que o ator mais famoso do Japão. Apesar de no inicio os dois se tratarem com bastante hostilidade, eles se tornam grandes amigos ( ou algo mais?).


Ren Tsuruga

É um ator muito talentoso da L.M.E e é considerado o homem mais bonito do Japão. Ren é muito admirado por ser extremamente gentil e educado, entretanto ele escode uma personalidade que pode ser bem possessiva e sombria. Ren antipatiza com Kyoko assim que a conhece, devido a motivação da garota para atuar ser sua vingança. Mas quando descobre um fato do passado dela ele começa a tentar entende-la, aos poucos se torna grande amigo de Kyoko e começa a desenvolver sentimentos pela menina.


Sho Fuwa

Amigo de infância e primeiro amor de Kyoko. Seu verdadeiro nome é Shoutarou, porém ele tem vergonha do seu nome e prefere ser chamado de Sho. Sempre gostou de ficar ao lado da sua melhor amiga, ela era a única que o entendia. Conforme foi crescendo ganhou uma personalidade arrogante e egocêntrica, apesar de suas ações serem muito infantis. Sho foge de sua cidade natal, Kyoto, para tentar se tornar um cantor famoso, e leva Kyoko junto. Quando ele finalmente faz sucesso a fama sobe sua cabeça e começa a achar que sua amiga não é mais necessária. Porém no desenrolar da história temos respostas surpreendentes a pergunta: Sho realmente não sente nada pela Kyoko?

5 Motivos para ler Skip Beat!

1- Os personagens são muito bonitos e bem desenhados;


2- A história é bem dinâmica, com vários arcos, sem nunca se tornar cansativa;


3- É uma comédia deliciosa, longe de ser uma "piada sem sentindo" Skip Beat também tem seus dramas e romances;


4- A personagem é cativante, com sua personalidade forte e sua atuação ( e tem um belo uniforme!);


5- Apesar de ter um enredo simples, Skip Beat nos ensina que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e que conseguimos tudo com esforço.







O Anime



Skip Beat foi adaptado para anime sob a direção de Kiyoko Sayama e produção da Hal Film Maker. Foi ao ar no Japão em 5 de Outubro de 2008 e parou de ser exibido em 29 de Março de 2009. Tem 25 episódios.

O Anime segue a linha do mangá, e conta com um elenco sensacional de dubladores. Marina Inoue dubla Kyoko ( também trabalhou em High School of Death, Shingeki no Kyojin e Hayate no Gotoku), Katsuyuki Konishi dá voz ao Ren Tsuruga ( Sekai ichi Hatsukoi, Sakura Cards Captor e Beelzebub), mas o verdadeiro destaque é o cantor Mamoru Miyano ( Death Note e Vampire Knight) interpretando Sho Fuwa, seu single Prisioner, uma das músicas mais famosas de sua carreira, aparece no anime.

Além disso, as aberturas e encerramentos são memoráveis. O tema "Dream Star" é interpretado pelo The Generous, "Renaissance" é a segunda abertura, também na voz de The Generous. O primeiro encerramento é "Namida" da banda 2BACKKA, sucedido por "Eien" de Yusaku Kiyama.

O anime em si é ótimo, a única coisa de deixa a desejar é seu final, ou melhor, sua falta de um final. O anime acaba no meio de um arco, deixando várias lacunas e acaba por perder partes cruciais da história do mangá. Alguns fãs tem esperança do lançamento de uma continuação, entretanto não há nada previsto.



Para as dorameiras de plantão...

Para a alegria das fãs de doramas, foi lançado em dezembro de 2011 o dorama taiwanese Skip Beat ou Extravagent Challenge. O elenco conta com Ivy Chen ( de Hear me), Siwon e Donghae ( sim, o cara do Super Junior). E o tema é S.O.L.O, DO Super Junior.


O dorama mantém enredo original e a boa comédia, a atriz Ivy Chen foi uma boa escolha para o papel de Kyoko, que é uma personagem muito expressiva. Umas das poucas mudanças que houveram foi a adaptação dos nomes dos personagens, Gong Xi ao invés de Kyoko, Bu Po Shang no lugar de Sho Fuwa e Dun He Lian é Ren Tsuruga.
A única coisa que pode-se enxergar como um defeito nessa série são os efeitos especiais e alguns exageros ( como a velocidade da bicicleta da Kyoko ou seus "mini-demônios"). Mas também devemos admitir que esse "trash" dá um certo charme ao dorama e até torna tudo mais engraçado.



Isso é tudo por hoje pessoal, espero que tenham gostado do post que eu fiz do fundo do meu kokoro! Até a próxima!

Amanda Nunhofer