MukBang, Broadcasts de comida da Coreia


Estão sabendo da nova onda coreana? 
Não se assustem! Tudo isso é apenas uma "brincadeira" de delícias que faz qualquer um ficar com água na boca. 
Quem já assistiu e leu a nossa resenha do dorama Surplus Princess, sabem que a An Hye-Young fazia lives pela internet comendo muitas comidinhas gostosas. Temos também algumas referências no dorama Let's Eat e no show de variedades Happy Together.


Unnie, como isso se chama?


Amados, o nome disso é Muk-Bang, ou Broadcast de comida. Funciona assim: vamos comer quantidades GIGANTES de comida até não aguentarmos mais, ou no caso, comer tudo até limpar os pratos que estão na mesa. Muk-ja (comer), Bang-Song (transmitir ao vivo).
Afreeca é o nome do site onde ocorrem estas lives, mas eu pessoalmente prefiro assistir pelo youtube  (vídeos no final do post).
Estes coreanos ganham pelo menos ₩10 milhões de wons por mês, cerca de R$ 25.810,00 reais O.O
SIM! isso é muita coisa, mas vamos explicar tudo direitinho...                                             


Como funciona?

 "Diva," é um das melhores blogueiras de culinária da Coreia do Sul. Quase todos os dias, ela se prepara e come sua refeição da noite descomunal em seu estúdio em casa, transmitindo ao vivo até quatro horas de cada vez. "Eu tento ficar bonita, comer muito e comer um monte de comida deliciosa", diz ela.
O show da Diva faz parte do programa de cozinha, que faz parte da comunidade virtual. Os fãs sintonizam para ver o que ela cozinha (varia, mas é sempre muito) e como ela come (com gosto). Eles também enviam muitas perguntas. ("Como você come tanto? ') Como sinal de agradecimento, eles enviam" balões ", uma moeda digital que pode ser convertida em dinheiro. Ela diz que agora faz cerca de 25.000 reais por mês.
Duas coisas estão impulsionando a tendência, ela diz: uma obsessão por comida, alimentação e dieta, e a solidão da vida urbana.

Para alguns espectadores a transmissão é um ritual noturno, uma reencenação virtual de uma refeição em família. O número de famílias unipessoais na Coreia do Sul deverá saltar de 25,3% em 2012 para 32,7% em 2030, a maior taxa entre os países ricos do mundo, de acordo com Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. "Muitas pessoas estão a comer sozinho", diz Park. "Meu show faz sentir como eles estivessem comendo com um amigo."
Os adeptos da diva, como amigos da vida real e da família, estão cheios de perguntas e conselhos. "Você tem um namorado?", Perguntam. "Como você consegue ficar tão magra ?," "Onde você compra a sua maquiagem ?," "Qual a marca de óleo que você usa?" Depois de assistir a preparar e comer uma quantidade exorbitante de carne, um fã escreveu com alguns conselhos de saúde: "Comer muita carne é ruim para seus rins."
Certamente, o estilo de vida tem seu preço. O sucesso do Parque no mundo virtual mudou sua vida real. Ela faz mais dinheiro do que ela fez em seu trabalho de escritório, com certeza, mas ela passa a maior parte do tempo sozinha, preparar, fazer compras e radiodifusão. É difícil de fazer planos para o jantar, ou encontrar um parceiro de vida (que ela diz que gostaria de fazer), quando você tem uma data de posição com três ou quatro mil voyeurs on-line.
Mas ela trabalha duro para minimizar a dificuldade, para fazer tudo parecer fácil. Park é a mulher que come tanto quanto ela quiser, mas não ganha um quilo, o companheiro de jantar que não se cansa de sua empresa. Ela está vendendo a mesma coisa que programas de televisão foram vendendo por anos: fantasia. E o público come-o.


Em cada vez mais virtual Coreia do Sul, a última moda bizarra é ver alguém comer online.
Chamado 'muk-bang "em coreano, que se traduz em" comer transmissões, "canais on-line ao vivo streaming pessoas comendo enormes porções de comida enquanto conversando com aqueles que estão assistindo.
A rainha deste fenômeno particular é a Diva, um waifish, bastante 33-year-old mulher aparentemente abençoado com a capacidade do estômago de vários elefantes e o metabolismo de um beija-flor.
Todas as noites em torno de oito horas, vários milhares de espectadores em sintonia para assistir a diva - nome verdadeiro Parque Seo-Yeon - começam inalar comida suficiente para várias linebackers universitários.
Ela facilmente pomadas off quatro pizzas grandes ou três quilogramas (6 libras) de carne em uma sessão, ainda que sobre a extensão de várias horas.
Depois que ela come, ela gasta mais duas ou três horas conversando com seus fãs, que se comunicam com ela através de uma sala de bate-papo, que acompanha seu canal live-stream.


Park So Yeon
Park makes up to $9,300 a month from her broadcasts alone.
DIVA
"Fans who are on a diet say that they like eating vicariously through me," says Park.

Fundo cultural

Eating rooms (quartos alimentares) são uma categoria separada no Afreeca TV, plataforma de transmissão on-line da Coréia do Sul.
O sucesso da Diva pode ser atribuída a uma série de fatores culturais específicos.
"Achamos que é por causa de três grandes razões - a ascensão de famílias unipessoais na Coréia, em sua solidão que se seguiu e, finalmente, a tendência enorme de" cultura do bem-estar "e dieta excessiva na sociedade coreana agora", diz o relações públicas Afreeca TV coordenador Serim An.
Outra coisa, os coreanos odeiam comer sozinhos.
"Para os coreanos, comer é uma atividade extremamente social, a comunal, e é por isso mesmo que a palavra coreana" família "significa" aqueles que comem juntos '", diz o professor Sung-hee Parque da Divisão de Estudos de Mídia da Universidade Ewha.

Solidão também foi o catalisador para a diva.
"Muitos dos meus amigos estavam se casando e eu estava morando sozinha, solitária e entediada", diz ela.
"Quando eu comecei meu canal, há dois anos, eu estava mostrando uma variedade de conteúdos, de dança para atividades ao ar livre, mas era o meu amor de comer que realmente começou a desenhar uma resposta dos fãs", diz Park.

Com 78,5% de toda a população em smartphones e 7 milhões de pessoas andando a rede de metrô de Seul todos os dias, Afreeca TV está se tornando muito popular com os viajantes coreanos, já que o metrô de Seul tem recepção de celular e Wi-Fi.
"Nossos usuários móveis superou nossas usuários de PC há um tempo atrás, e a maioria dos nossos telespectadores vêem o nosso conteúdo, enquanto eles estão em movimento", diz An.

A maioria do conteúdo do Afreeca TV é, na verdade jogos on-line, onde os operadores individuais chamado 'BJs "(abreviação de Jockeys de transmissão), transmitem seus jogos para os outros a aprender ou comentar. 
"Transmissões comendo" começaram a pipocar ​​em torno de 2009, diz An.
Agora, de 5.000 canais da plataforma que estão fluindo em um determinado ponto no tempo, 5% das pessoas estão comendo transmissões. Afreeca TV tem uma audiência média diária de 3 milhões.

A Diva diz que seu sucesso foi uma grande surpresa, mas ainda há muitos que não entendem o conceito e são liberais com suas críticas.
"Eu recebo alguns comentadores realmente horríveis que me fazem reexaminar 'por que estou fazendo isso de novo?' mas no final do dia, o feedback positivo esmagadoramente supera o mal, por isso estou feliz em continuar. "

A Diva come MUUUITO!

Onde assistir?

Eu preferencialmente gosto de assistir pelo Youtube, pois o site Afreeca não carrega muito bem no meu pc.






Quem ainda não assistiu e quiser falar sobre a sua primeira reação ao ver, comenta aí.
Anyeong!
Créditos do post: BBC